Zeebo – Estou adorando…

Li esta semana dois posts no blog Zeros e uns que foram os melhores posts do blog. Acho o Zeros e uns bom de ser lido, mas muito mainstream. Com as conexões deles no mercado nacional, poderiam trazer coisas quentes no blog e um lado B do mundo de high tech brasileiro.

O Zeebo é um console da TecToy. O Reinaldo Normand (pai do Zeebo) teve uma idéia. Um console sem mídias físicas, sem pirataria, com os jogos por download via rede 3G. A história dele de jornalista para gerente de produto já é fantástica. Patentearam, conversaram com Intel, NVidia, Sun e com a Qualcomm. Qualcomm topou, colocou 4 milhões de dólares no projeto e a TecToy colocou a patente e 200 mil dólares. Estava criada a nova empresa. Zeebo Inc.

Estão pensando grande. Querem fazer um console para o próximo bilhão de pessoas. Para quem não pode comprar um XBOX ou um PS3. Estão colocando as empresas de telefonia celular no jogo. Mercados emergentes. Modelo de negócio para venda de jogos sem pirataria. Querem envolver universidades brasileiras na cadeia de valor.

Meus mais sinceros parabéns a ousadia destes caras. Não ao me too. Quero que esta iniciativa tenha sucesso. Eles podem quebrar a cara, mas isso é do jogo, o caminho deles já é louvável.

Vejam aqui os posts:

9 thoughts on “Zeebo – Estou adorando…”

  1. Excelente post… não conhecia a história dos caras. Muito interessante!

    Só que concordo com o José… não dá pra hackear? Como assim??? Se já entram com essa “certeza” em mente, se baseando tanto nesta esperança, terão surpresas desagradáveis pela frente… espero que quando sair o primeiro hack ele não comprometa o sucesso do projeto!

  2. Só uma minoria das pessoas hackeia seus videogames. É caro, dá trabalho, perde a garantia. Imagino que qualquer leitor desse blog caia dentro deste caso de uso, e não do zeebo 🙂

    O mais importante de um console não é a facilidade de hackear – é a disponibilidade de bons jogos. O wii só não esmagou ainda mais o PS3 e o XBOX porque 99% de seus jogos são um lixo. Existem três ou quatro títulos bons feitos por gente que não é a nintendo.

    Eles precisam fazer o mesmo que a apple fez com o ipod touch/iphone. Uma plataforma “fácil” de desenvolver e de publicar.

    Esses dias alguém me disse que era muito mais fácil desenvolver para outros celulares, em java. Pode até ser, pra fazer programas que ninguém use, ter que testar com 150 modelos/resoluções/clocks/capacidades diferentes e ter um alcance bem limitado.

    Mas com certeza é mais fácil que escrever (e, especialmente, VENDER) que para o PSP, que é um dos concorrentes mais óbvios. (Camilo, tens um? Olha o jogo “Eliss”, feito por um designer português).

  3. Sobre o esquema de pirataria do Zeebo: o iphone usa o mesmo esquema. E o crackulous remove a assinatura das aplicações, e um patch no sistema operacional faz com que o aparelho salte a verificação da assinatura. O esquema é o mesmo.

  4. Vi o Zeebo vendendo aqui no Rio. 499,00 reais. Vem com 4 jogos e promete downloads a partir de 9,99. Pelos screen-shots das telas achei uma tosqueira só quando comparado com o Xbox do meu irmão.
    Não sei se tem jogos melhores. De qualquer forma tive a sensação de não chama a atenção o sufiente para ser o sonho de consumo de crianças ou tarados por videogames.

  5. *VOCE QUIS DIZER CELULAR —GOOGLE SOBRE ZEEBO *SÓ 1 GIGA DE MEMÓRIA?—-SUA AVÓ SOBRE O ZEEBO *TENHO ESSE JOGO NO MEU CELULAR—-OBSERVADOR SOBRE ZEEBO *MEU PLAY 1 É MELHOR—MENDIGO SOBRE ZEEBO *JOGA ESSA MERDA FORA!—DONO DE PLAY 2 SOBRE ZEEBO *ENFIA ESSA MER** NO **—DONO DE XBOX360 SOBRE ZEEBO *PIOR INVESTIMENTO DO ANO—ECONOMISTA SOBRE ZEEBO *MAIOR CELULAR DO MUNDO–WIKIPÉDIA SOBRE ZEEBO *ISSO É COISA DO SARNEY—OPOSIÇAO SOBRE ZEEBO *SHIT,SHIT,SHIT–AMERICANO SOBRE ZEEBO *É MELHOR QUE O PLAY2?—PAI DESINFORMADO SOBRE ZEEBO *VAMOS APOIAR O ZEEBO—BRASILEIRO NACIONALISTA FORA DA REALIDADE SOBRE ZEEBO *ZEEBO NAO EQUIZISTE!PADRE QUEVEDO SOBRE ZEEBO *ISSO É COISA DO CAPETA—PASTOR SOBRE ZEEBO *ENCONTREI UM DESSES NO SERVIÇO—GARI SOBRE ZEEBO *NAO QUERO NEM CHEGAR PERTO—MEDROSO SOBRE ZEEBO *QUE MER** É ESSA PAI?—GAROTO NO DIA DAS CRIANÇAS SOBRE ZEEBO

  6. Affs vcs Naum Sao do Planeta terra como vcs achao que tem como hackear o zeebo e pra que agente iria hackear

  7. Eu jogava muito zebbo mas Agora eu vi que o play e melhor que isso VCs naum botao jogo de Açao so de criançinha

Comments are closed.