Fundos de Venture Capital Privado e Público.

Paper do NBER (National Bureau of Economic Research) comparando a performance de venture capital privado e público. As análises anteriores focavam somente no retorno para o investidor. Nesta análise foi incluido parâmetros como probabilidade e tamanho da oferta pública de ações ou fusão e aquisição, e inovação usando como proxy o número de patentes.

Os dados foram coletados no Canadá. Eles atribuem a diferença da performance ao processo de seleção e critérios entre os fundos privados e os que tem apoio público.

http://www.nber.org/papers/w14029

2 thoughts on “Fundos de Venture Capital Privado e Público.”

  1. Interessante e preocupante. Quase todos os fundos brasileiros tem dinheiro público entre os quotistas. Se isso for mesmo causa de underperformance, os fundos locais precisam estar mais atentos.

  2. No nosso caso eu fico um pouco mais tranquilo. Minha percepção é que o dinheiro público entra no processo com objetivo de incentivar a indústria, mas não está na linha de frente de gestão ou de seleção. Acho que o problema ocorre no momento que a gestão ou seleção dos investidos ficam sobre responsabilidade ou forte gestão pública.

Comments are closed.